U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atividade física e controle do diabetes

O aumento no número de casos de diabetes mellitus constatado nos últimos anos está diretamente relacionado à crescente obesidade da população e ao sedentarismo. A incidência de diabetes tipo ll diminui à medida que o indivíduo aumenta seu nível de atividade física. A atividade física, além de combater a obesidade, diminui a resistência à insulina e aumenta a tolerância à glicose.
O exercício físico aumenta a velocidade com que a glicose deixa o sangue, sendo fundamental para o controle da glicemia no diabético. A combinação entre treinamento aeróbio e musculação pode maximizar os efeitos na redução da sensibilidade à insulina. O treinamento de força é fundamental em razão do aumento na força muscular, flexibilidade, diminuição dos riscos cardiovasculares e melhora da tolerância à glicose e sensibilidade à insulina.
Estudos mostram que indivíduos que gastam mais de 2000kcal por semana em atividades físicas tem mais de 30% menos chance de se tornarem diabéticos comparados a indivíduos sedentários.
Veja abaixo algumas recomendações para a monitoração da glicemia:
- Antes do exercício, se a glicemia for igual ou menor que 80 a 100mg/dl devem ser consumidos carboidratos, e se estiver acima de 250mg/dl o exercício deve ser adiado até que a glicemia esteja abaixo deste valor.
- Se necessário o uso de insulina, fazer a aplicação 1h antes do exercício
- A insulina deve ser injetada em um grupo muscular que não será exercitado ou em uma dobra cutânea, e a quantidade deverá ser reduzida.
- Não se deve praticar exercícios no pico de ação da insulina.
- A glicose deve ser monitorada frequentemente durante o exercício (cerca de 15 minutos) e após 4 a 5 horas
- Consumir de 10 a 20 gramas de carboidratos a cada 30 minutos de atividade física para reduzir o risco de hipoglicemia (se o praticante recebeu insulina)
- Durante a recuperação do exercício, devem ser consumidos carboidratos adicionais.
A atividade física promove modificações significativas na qualidade de vida do diabético. Sendo assim, a prática bem supervisionada é de fundamental importância para o indivíduo.


Acesse também meu novo site pessoal: www.personaltrainerusp.com
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário