U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Benefícios da musculação na terceira idade

O treinamento de força vem ganhando cada vez mais adeptos na terceira idade. Alguns dos motivos são a individualidade de um programa de treinamento e o controle da intensidade durante a prática. Ao contrário dos jovens, este público não está muito preocupado com benefícios estéticos ou com o rendimento esportivo. Os idosos buscam na musculação uma melhoria na saúde e qualidade de vida.
A atividade física promove diversos benefícios à saúde relevantes para esta parcela da população, dentre os quais podemos destacar: redução dos casos de diabetes, manutenção do nivel ótimo de pressão arterial, redução na perda de massa óssea e muscular, melhora na osteoartrite e aumento da expectativa de vida.
Sabe-se que os idosos perdem em média de 15 a 30% da força muscular por década após os 50 anos. Porém essa perda pode se quase nula se for realizado um treinamento de força adequado. Dessa maneira, a musculação se torna uma atividade essencial para este público.
A osteoporose também pode ser reduzida drasticamente através da musculação. A força aplicada contra uma resistência promove aumento na atividade dos osteoblastos, componentes fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da massa óssea. Para indivíduos com osteoartrite, os exercícios de força são aconselhados para reduzir a dor nas articulações.
Agora que você conhece melhor os benefícios da musculação para a terceira idade, incentive a prática para seus pais ou avós. E se você deseja envelhecer com saúde, comece desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário