U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Overtraining. Como saber se você está ultrapassando os limites?

O overtraining (ou supertreinamento) é descrito pela literatura como sendo um estado de fadiga associado a um mal-estar físico e psicológico, provocando baixo rendimento do indivíduo durante a prática de atividade física. Ocorre devido à um desequilíbrio entre o estresse provocado pelo treinamento e o período de recuperação, que normalmente é curto para um grande nível de exigência do organismo.

Segundo Alves, Costa e Samulski (2006), os sintomas do overtraining são: fadiga crônica, estagnação ou decréscimo no desempenho, infecções respiratórias e alterações no humor. Para controlar os sintomas é necessário reduzir o treinamento e ampliar o tempo de repouso entre as sessões, visando a completa recuperação física e mental do indivíduo. Veja abaixo a tabela com as principais alterações provocadas pelo overtraining:



Para atingir o melhor desempenho esportivo sem consequências maléficas para o organismo, a supervisão de um profissional de educação física é fundamental. A periodização do treinamento
elaborada por um profissional possibilita minimizar os riscos de overtraining e atingir resultados ótimos com saúde e qualidade de vida.

Abaixo envio o link de uma matéria interessante sobre o overtraining, para o portal globo:

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário