U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exercício para as coxas: Afundo


O afundo é um exercício muito utilizado por praticantes de treinamento de força, sendo executado sem ou com deslocamento (também chamado de “avanço”). Mas será que a musculatura que você pretende treinar está realmente sendo ativada com este exercício?
Segundo estudos na área, o afundo promove grande ativação do Quadríceps, principalmente do Vasto medial, chegando ao redor de 76% da CIVM (contração voluntária isométrica máxima), Vasto lateral (46% CIVM) e Glúteo máximo (36% CIVM). Também há ativação de isquiotibiais, principalmente do bíceps femoral (35% CIVM).
Portanto, o afundo é um exercício interessante para quem quer fortalecer principalmente o Vasto medial, músculo que pode ajudar na estabilização do joelho em pacientes com condromalácia patelo-femoral. Por não exigir equipamentos, trata-se de uma boa alternativa para treinos de membros inferiores.
A execução é feita da seguinte maneira: coloque uma perna à frente da outra, como se fosse dar um passo bem comprido. Agache dobrando o joelho de ambas as pernas e descendo o quadril até formar um ângulo de aproximadamente 90º na articulação do joelho da frente. Suba devagar até estender totalmente as pernas e repita o movimento, realizando o número de repetições de acordo com o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário