U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Por que é difícil aumentar a panturrilha?


Muitas pessoas se queixam sobre a pouca eficiência dos exercícios para a panturrilha. Algumas pessoas treinam por muitos anos sem que ocorra um aumento efetivo desta musculatura. Então vamos analisar o corpo para vermos porque isso acontece: O músculo da panturrilha (tríceps sural) é composto pelo m. sóleo e os mm. gastrocnêmios. Durante o movimento de flexão plantar, ocorre o encurtamento desta musculatura (contração muscular). Tudo como o natural em todas as outras articulações do corpo exceto por um detalhe: o tipo de alavanca usada. 
No corpo humano, a maioria das alavancas usadas para a produção de movimento contra uma resistência é do tipo interpotente. Isso significa que força aplicada pela musculatura está próxima ao ponto fixo do movimento (por ex. na flexão de cotovelo, o ponto fixo está no ombro e a força é efetuada pelo m. bíceps e pelo m. braquial, e a carga está na extremidade - as mãos) Ocorre que a alavanca utilizada na flexão plantar é do tipo interresistente: o ponto fixo é a ponta dos pés, a força é executada pelo m. tríceps sural e a carga está sobre o eixo do corpo, muito próxima portanto do ponto de apoio. Isto dificulta a produção de força do músculo. É como se tentássemos levantar uma tábua apoiada em uma extremidade com uma pedra entre o lugar onde fazemos força e o ponto de apoio. 
O ideal para quem quer aumentar a musculatura da panturrilha é utilizar cargas bastante elevadas e realizar mais repetições, e de maneira mais lenta. Dessa forma tentamos amenizar os efeitos desta alavanca interresistente. Faça isso no seu treino e me conte o resultado. Mas lembre-se: de maneira nenhuma treine o mesmo grupo muscular todos os dias, isso só trará fadiga muscular e nenhum benefício em hipertrofia. Além disso, conte sempre com a supervisão de um profissional de educação física para minimizar os riscos e prevenir lesões durante os treinos de musculação. Abraços.

Um comentário: