U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Benefícios do Elíptico

Um dos aparelhos mais populares das academias é o eliptico (ou transport). Preferido pela grande maioria das mulheres, este aparelho promove excelente resultados para quem busca emagrecimento e condicionamento físico. Ele é um simulador dos movimentos de caminhada e corrida, porém com um detalhe diferente: os pés estão sempre em contato com o chão, evitando, assim, o impacto excessivo nas articulações. Podemos, dessa forma, considerar o elíptico como uma fusão entre a esteira e a bicicleta ergométrica.
Talvez o principal benefício do elíptico seja a possibilidade de um alto gasto energético em pouco tempo de atividade. Dependendo da intensidade dos movimentos e da carga utilizada, o gasto energético varia entre 250 e 450 calorias em 30 minutos de exercício. Além disso, por não haver impacto contra o solo, o elíptico é indicado para quem possui problemas articulares ou está acima do peso ideal. Também possibilita uma menor pressão sobre a coluna se comparado à esteira.
Outra vantagem do elíptico é que ele possibilita movimentos para frente e para trás. Pedalando para frente você irá estimular mais os músculos da parte anterior da coxa, como o Quadríceps. Já pedalando para trás, há uma maior solicitação da parte posterior da coxa: Glúteos, Isquiotibiais e Panturrilha (Tríceps sural). O ideal é alternar entre o trabalho para frente e para trás, para obter um desenvolvimento harmônico da musculatura. Utilizando cargas mais elevadas, você sentirá bem o esforço realizado pelos músculos.
Além disso, os "braços" do aparelho permitem uma melhor postura e movimentação de membros superiores, contribuindo para uma harmonia entre braços e pernas. Atento ao fato de ser fundamental o praticante segurar nos braços móveis do aparelho em detrimento do braço fixo, para melhorar o padrão de movimento do exercício e evitar dores ocasionadas por má postura.
Alguns cuidados devem ser observados durante a execução no aparelho. Os pés devem estar sempre em contato total com o solo, evitando ficar nas pontas dos pés, o que pode provocar dores na região do tornozelo. Também é fundamental o praticante manter a postura ereta, sem inclinar para a frente, e manter os joelhos alinhados à linha do corpo. Sprints com cargas elevadas também devem ser evitados, principalmente por iniciantes.
Se você tem a intenção de comprar um aparelho deste, a dica é prestar atenção na amplitude do movimento. Normalmente os melhores aparelhos são aqueles com as rodas maiores, que permitem uma maior amplitude de movimento, tornando o exercício mais confortável. Por uma maior qualidade no exercício, normalmente os preços também são maiores. O ideal para quem quer ter um elíptico em casa é testar o aparelho bem antes de comprar. De preferência, observar os modelos das academias e testá-los por mais de uma vez.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Creatina, BCAA e Whey Protein funcionam?

Os suplementos nutricionais são muito procurados por praticantes de musculação que desejam aumentar a massa muscular sem recorrer a fontes ilícitas como os esteroides anabolizantes. Alguns dos suplementos mais utilizados são a Creatina, o BCAA e o Whey Protein. Mas será que estes suplementos realmente funcionam? São considerados seguros? Vejamos a seguir:
A Creatina é uma substância que é encontrada no nosso próprio organismo. A comercialização da creatina como suplemento nutricional chegou a ser proibida no Brasil, porém sua venda como medicamento era permitida. Hoje em dia a creatina está liberada pela Anvisa, pois não existem estudos condenando a sua utilização. O único senão é que sua suplementação deve vir acompanhada de grande ingestão hídrica para evitar uma sobrecarga renal. Os efeitos da creatina são: aumento da força e do volume muscular, além de aumentar a energia para a execução do trabalho da musculatura.
Os BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada, também encontrados no organismo humano. Estes aminoácidos atuam reduzindo a fadiga no exercício prolongado (acima de 1h de duração) e também existem relatos na literatura que os BCAAs podem atuar melhorando o sistema imunológico e a cicatrização. Sua suplementação não tem nenhuma contra-indicação.
O Whey Protein é uma proteína encontrada no soro do leite, que atua na musculatura repondo a proteína depletada durante o exercício físico. É recomendada para indivíduos que não têm uma boa alimentação, principalmente se deficitária em proteínas. Deve ser ingerida preferencialmente após o treino para repor a proteína gasta de uma maneira bem rápida e eficiente. Porém, não se deve exagerar: um indivíduo adulto deve consumir diariamente 0,8 g de proteína por kg de peso corporal. Atletas devem consumir cerca de 1,6 g por kg de peso corporal. Níveis de ingestão de proteínas acima destes mencionados não são absorvidos pelo organismo e acabam sendo excretados.
Conhecido um pouco mais sobre cada um desses suplementos, o ideal é que se você pretende utilizá-los, consulte um nutricionista esportivo para mensurar a quantidade ideal que você deve consumir diariamente de acordo com sua alimentação e suas características. Lembre-se que nenhum exagero é saudável.