U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

quarta-feira, 6 de março de 2013

A nova febre das academias: coxas de panicat

Estava lendo uma matéria sobre a nova "febre" nas academias, as coxas hipermusculosas no estilo "panicat".
Muitas mulheres tem a pretensão de ter um corpo desse jeito a qualquer custo, e acabam exagerando na musculação, muitas vezes relatando sintomas de overtraining, ou utilizando-se de esteróides anabolizantes que podem trazer grandes prejuízos à saúde.
O ideal é começar aos poucos e gradualmente ir aumentando o estímulo muscular, à medida que o corpo vai se adaptando ao exercício. Incrementos de volume de treino ou de carga muito intensos podem gerar lesões musculares e articulares. O acompanhamento de um professor é fundamental para que haja progresso gradual e não ocorra nenhum prejuízo ao praticante.
Quanto às séries e exercícios, o ideal é sempre respeitar a proporção de 3 exercícios para a parte anterior da perna (quadríceps) para 2 exercícios da parte posterior da perna (isquiotibiais), de modo a manter um equilíbrio muscular e evitar as lesões. O número de séries e o tipo de exercícios variam de acordo com o tempo de prática, sendo fundamental começar com exercícios mais básicos e que estimulem o equilíbrio e a coordenação, para depois progredir para exercícios mais complexos como o stiff e o agachamento com barra, por exemplo.
Não se deve ter pressa em ganhar músculos. O progresso é gradual e varia de pessoa para pessoa, devido a diversos elementos, como sono e alimentação adequados, além da própria genética do indivíduo. Respeitar os limites do corpo é fundamental para evitar as lesões.

Abaixo envio o link da matéria que li:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1239423-coxas-hipermusculosas-no-estilo-mulher-ra-sao-febre-em-academias.shtml

Abraço!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exercício para as coxas: Afundo


O afundo é um exercício muito utilizado por praticantes de treinamento de força, sendo executado sem ou com deslocamento (também chamado de “avanço”). Mas será que a musculatura que você pretende treinar está realmente sendo ativada com este exercício?
Segundo estudos na área, o afundo promove grande ativação do Quadríceps, principalmente do Vasto medial, chegando ao redor de 76% da CIVM (contração voluntária isométrica máxima), Vasto lateral (46% CIVM) e Glúteo máximo (36% CIVM). Também há ativação de isquiotibiais, principalmente do bíceps femoral (35% CIVM).
Portanto, o afundo é um exercício interessante para quem quer fortalecer principalmente o Vasto medial, músculo que pode ajudar na estabilização do joelho em pacientes com condromalácia patelo-femoral. Por não exigir equipamentos, trata-se de uma boa alternativa para treinos de membros inferiores.
A execução é feita da seguinte maneira: coloque uma perna à frente da outra, como se fosse dar um passo bem comprido. Agache dobrando o joelho de ambas as pernas e descendo o quadril até formar um ângulo de aproximadamente 90º na articulação do joelho da frente. Suba devagar até estender totalmente as pernas e repita o movimento, realizando o número de repetições de acordo com o seu objetivo.