U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atividade física e controle do diabetes

O aumento no número de casos de diabetes mellitus constatado nos últimos anos está diretamente relacionado à crescente obesidade da população e ao sedentarismo. A incidência de diabetes tipo ll diminui à medida que o indivíduo aumenta seu nível de atividade física. A atividade física, além de combater a obesidade, diminui a resistência à insulina e aumenta a tolerância à glicose.
O exercício físico aumenta a velocidade com que a glicose deixa o sangue, sendo fundamental para o controle da glicemia no diabético. A combinação entre treinamento aeróbio e musculação pode maximizar os efeitos na redução da sensibilidade à insulina. O treinamento de força é fundamental em razão do aumento na força muscular, flexibilidade, diminuição dos riscos cardiovasculares e melhora da tolerância à glicose e sensibilidade à insulina.
Estudos mostram que indivíduos que gastam mais de 2000kcal por semana em atividades físicas tem mais de 30% menos chance de se tornarem diabéticos comparados a indivíduos sedentários.
Veja abaixo algumas recomendações para a monitoração da glicemia:
- Antes do exercício, se a glicemia for igual ou menor que 80 a 100mg/dl devem ser consumidos carboidratos, e se estiver acima de 250mg/dl o exercício deve ser adiado até que a glicemia esteja abaixo deste valor.
- Se necessário o uso de insulina, fazer a aplicação 1h antes do exercício
- A insulina deve ser injetada em um grupo muscular que não será exercitado ou em uma dobra cutânea, e a quantidade deverá ser reduzida.
- Não se deve praticar exercícios no pico de ação da insulina.
- A glicose deve ser monitorada frequentemente durante o exercício (cerca de 15 minutos) e após 4 a 5 horas
- Consumir de 10 a 20 gramas de carboidratos a cada 30 minutos de atividade física para reduzir o risco de hipoglicemia (se o praticante recebeu insulina)
- Durante a recuperação do exercício, devem ser consumidos carboidratos adicionais.
A atividade física promove modificações significativas na qualidade de vida do diabético. Sendo assim, a prática bem supervisionada é de fundamental importância para o indivíduo.


Acesse também meu novo site pessoal: www.personaltrainerusp.com
Abraço!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Musculação emagrece?

Muitas pessoas que estão acima do peso buscam na atividade física uma maneira de eliminar os quilos a mais. Porém, muitos tem a falsa idéia de que só correr ou pedalar promove a perda de gordura. A musculação contribui muito para o emagrecimento, e podemos destacar os seguintes benefícios:
- Com o aumento de massa muscular promovido pelos exercícios resistidos, o metabolismo basal e de repouso, que representam mais de 70% do gasto energético diário,   são significativamente aumentados, promovendo maior gasto calórico.
- Ocorre também um acúmulo de ácido lático, que, ao ser removido do músculo, promove a   mobilização de gorduras, fazendo con que o metabolismo continue elevado, mesmo após algumas horas.
- A testosterona e o GH tem seus níveis aumentados,  promovendo o gasto calórico pela mobilização de gorduras.
- O aumento da massa magra "preenche" a flacidez da pele deixada pela perda acentuada de gordura.
Aliando a musculação, o treinamento aeróbio e uma dieta adequada, teremos um emagrecimento saudável, proporcionando resultados excelentes.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Benefícios da musculação na terceira idade

O treinamento de força vem ganhando cada vez mais adeptos na terceira idade. Alguns dos motivos são a individualidade de um programa de treinamento e o controle da intensidade durante a prática. Ao contrário dos jovens, este público não está muito preocupado com benefícios estéticos ou com o rendimento esportivo. Os idosos buscam na musculação uma melhoria na saúde e qualidade de vida.
A atividade física promove diversos benefícios à saúde relevantes para esta parcela da população, dentre os quais podemos destacar: redução dos casos de diabetes, manutenção do nivel ótimo de pressão arterial, redução na perda de massa óssea e muscular, melhora na osteoartrite e aumento da expectativa de vida.
Sabe-se que os idosos perdem em média de 15 a 30% da força muscular por década após os 50 anos. Porém essa perda pode se quase nula se for realizado um treinamento de força adequado. Dessa maneira, a musculação se torna uma atividade essencial para este público.
A osteoporose também pode ser reduzida drasticamente através da musculação. A força aplicada contra uma resistência promove aumento na atividade dos osteoblastos, componentes fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da massa óssea. Para indivíduos com osteoartrite, os exercícios de força são aconselhados para reduzir a dor nas articulações.
Agora que você conhece melhor os benefícios da musculação para a terceira idade, incentive a prática para seus pais ou avós. E se você deseja envelhecer com saúde, comece desde já.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Uma dúvida bastante comum para os pais é se seus filhos podem fazer musculação. A principal dúvida que surge é se o treinamento de força prejudica o crescimento da criança e do adolescente.
Segundo o American College of Sports Medicine, devem ser encorajadas atividades que exercitem os principais grupos musculares e incluam exercícios de sustentação do peso corporal capazes de aprimorar o desenvolvimento de habilidades básicas, o controle do peso corporal, a aptidão aeróbia e o conteúdo mineral ósseo. Sabe-se que a intensidade do exercício pode causar efeitos prejudiciais, sendo que o treinamento excessivamente intenso pode gerar problemas de crescimento, devido ao fechamento prematuro das placas de crescimento.
Na verdade,  o maior risco está na prescrição do treinamento por profissionais incapacitados. Segundo o ACSM, quando o treinamento é elaborado de forma sistematizada, os riscos de lesão são raros, e, quando bem orientado, o número de traumas nos ossos e articulações é insignificante. Daí a necessidade de um acompanhamento individualizado durante a sessão de treinamento.
Segundo estudos, o treinamento de força em pré adolescentes podem aumentar a força e a hipertrofia muscular. Outro ponto importante é que o treinamento de força na infância pode promover melhora da habilidade motora, do desempenho esportivo e da saúde como um todo.
A prática de musculação deve ser estimulada, desde que a montagem do treino e o controle das cargas respeite as fases do desenvolvimento do jovem. Deve-se evitar uso repetitivo de cargas máximas até a criança atingir o estágio adulto. Preferir cargas que permitam completar 8 ou mais repetições por série, não devendo o treinamento ser realizado até a fadiga muscular. Além disso, sessões superiores a 30 minutos devem ser evitadas.
Não há idade mínima para iniciar o treinamento resistido, mas é de vital importância que ele seja adequado e muito bem supervisionado. Para tanto, o acompanhamento de um personal trainer é fundamental para aliar segurança e resultados.



Adaptado de GUEDES, D.P.; SOUZA JR., T.P. & ROCHA, A.C. "Treinamento personalizado em musculação" Ed. Phorte (2008).