U in shape! Your online fitness guide.

Aqui você encontrará tudo o que sempre quis saber sobre exercícios, técnicas de execução, formas de tornar seu treino mais motivante, dicas de alimentação e minha opinião com relação a diversos temas da atividade física.

Here you'll find everything you ever wanted to know about exercises, techniques, ways to make your fitness program more exciting, diet tips and my opinion regarding various issues of phisical activity.

Follow me on twitter @vcemforma

sábado, 17 de setembro de 2011

Benefícios das frutas para a saúde

As frutas são alimentos fundamentais para a obtenção de diversos nutrientes. Para se ter uma idéia da importância destes alimentos, uma pesquisa recente do Instituto Catalão de Oncologia mostrou que a mortalidade é 21% menor em indivíduos que consomem frutas frescas em relação a indivíduos que não consomem. Cada fruta tem um benefício particular para nossa saúde. Abaixo listo uma relação de frutas e seus benefícios:
- Abacate: Possui vitaminas do complexo B, E e Potássio. Ações: anti-reumático, melhora o sistema digestivo, laxativo. Também pode auxiliar na bronquite, cálculos renais, dores de cabeça , eczema, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão, artrite e também ajuda na cicatrização.
- Abacaxi: Possui vitaminas A, B, C, além de fósforo, potássio e cálcio. Ações: facilita a digestão, atua no combate a artrite, é germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, antiictério, anti-hidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
- Acerola: rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, cálcio, fósforo, manganês e magnésio. Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e atua no combate à anemia.
- Ameixa: rica em vitaminas C e E, potássio, fósforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno e fibras. Tem efeito purgativo e combate o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.
- Banana: Possui vitamina C e do complexo B, rica em potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno e ácido fólico. Ações: Antidiarréica, calmante, lactígena, antianêmica, podendo ajudar a controlar a hipertensão arterial. Deve constar no cardápio de todos que fazem atividade física.
- Cereja: Rica em vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonódes. É um poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta. Ações: Alcalinizante, remineralizante, antidisintérrica, e eficiente contra a arteriosclerose.
- Coco: Rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, e cloro. Ações: calmante, febrífugo, vermífugo. A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados.
- Figo: Rico em fosforo, cálcio, potássio e magnésio. Expectorante, é indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, ulceras, diarréia, insônia e queimaduras do sol.
- Goiaba: Possui vitaminas A, B1, C, fósforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarréia, hemorragias, ajuda no emagrecimento e previne o reumatismo. Pode inclusive ajudar a combater os tumores.
- Laranja: Rica em vitamina C, ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerígenas. Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio. Possui ação antiescorbútica, aperiente, reguladora intestinal, laxante, diurética, anti-reumática, anti-histérica, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, emenagoga, antinefrítica, depurativa, etc.
- Limão: Rico em vitamina C, potássio e cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhora a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso. Também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males. Seu suco é aperiente, diurético, febrífugo, anti-reumático, antiescorbútico, antisséptico, adstringente, vulnerário, antivomitivo, dissolve os cálculos;combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.)
- Maçã: Possui vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre e zinco. É eficaz no tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado. A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite, além de previnir a anemia.
- Mamão: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, desidratação, além de proteger o organismo contra o câncer. Ações: laxante, diurético, emoliente e refrescante.
- Manga: Possui vitaminas C, do complexo B, magnésio, zinco, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e betacaroteno. Auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário. A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal. Possui ações anticatarral, antiescorbútica, depurativa, refrescante, diaforética, digestiva.
- Maracujá: Rico em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém ainda ferro, cálcio, fósforo e fibras. Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções. Ações calmante e emoliente. Muito usado na coqueluche.
- Melancia: Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, potássio, fósforo e betacaroteno. Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui licopeno e glutationa, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular, retardando os sinais do envelhecimento. É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Possui ações calmante, diurética e refrigerante.
- Melão: Possui vitaminas A, do complexo B e vitamina C. Ajuda na desintoxicação alimentar, é um hidratante e também auxilia contra a obesidade. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, cobre e enxofre. Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.
- Morango: Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B5. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas, e a reduzir o nível do colesterol, anemias, fadigas e doenças da pele, além de estimular os processos de absorção do organismo infantil. Ações: diurético, anti-reumático, alcalinizante, febrífugo, depurativo do fígado, laxante, eupéptico, tônico nervino.
- Pêra: Possui vitaminas A, do complexo B, vitamina C, silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, emagrecimento, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação. A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Ações: diurética e hipotensora.
- Pêssego: Rico em vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, manganês, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras e flavonóides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca, além de evitar problemas de pele. É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
- Romã: Possui vitaminas A, do complexo B, ferro e cálcio. A romã é ótima para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de previnir doenças cardíacas e tumores. Suas raízes são tenífugas.
- Uva: Rica em vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. É indicada nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra o câncer, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinarias.
A uva vermelha possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Já a uva verde tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol. É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa e tônica para o sistema nervoso.

Abaixo deixo o link para uma reportagem sobre os benefícios das frutas:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/saiba-quais-sao-frutas-indicadas-para-cada-faixa-etaria.html



Referências:
http://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude
http://www.30epoucosanos.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=20